sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Aprendendo português

Outro dia li um excelente artigo no site do meu amigo Thiago Alex que indicava um site para você aprender ou treinar seu inglês. Eu realmente gosto de inglês. Minha mãe era professora dessa matéria e sempre havia muitos livros didáticos disponíveis em minha casa. O querido professor Ionaldo também influenciou bastante no meu aprendizado, sempre levando ótimas músicas para a sala de aula e me apresentando CDs de bandas que se tornaram as favoritas da minha adolescência e até os dias de hoje.





Mas uma coisa que tenho percebido é que as pessoas não têm dado o devido valor ao idioma de nossa pátria: o português. São absurdos os erros que encontramos em blogs, no Orkut, sites e principalmente nos bate-papos da vida. Eu nunca gostei de usar aquelas abreviações tipo vc, tb, vlz, ou seja lá que combinação de letras for. Sempre prefiro escrever a palavra inteira.

Não, eu não sou expert em português. Sinto dificuldade em pontuação, em várias regras de gramática e até mesmo na grafia de algumas palavras que não uso com freqüência (o corretor do Word ajuda que é uma beleza!).

Deixo então a lista de alguns sites que podem ajudar no aprendizado ou para tirar dúvidas.

http://www.estacio.br/site/pol/ - Curso de interpretação textual e gramática.

http://www.weblinguas.com.br – Dicas para falar bem o português.

http://www.gramaticaonline.com.br/ - Tire suas dúvidas nessa gramática

http://vestibular.uol.com.br/pegadinhas/ - Dicas de Português

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml - Gramática para vestibular

Um comentário:

Unknown disse...

Imagina que já ministrei aulas de Português Técnico duas vezes. Esses vão para todos os bookmarks.