quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Aumente o tempo de uso da Bateria do Seu Notebook

Originalmente em inglês neste site.


1. Desfragmente o disco regularmente – Quanto mais rápido o seu HD fizer o trabalho, menos tempo ele vai ficar em uso. Faça a desfragmentação enquanto o note estiver ligado à tomada.

2. Escureça a tela – A maioria dos notebooks possui função de reduzir a luminosidade da tela. Deixe no menor brilho possível para que a bateria dure um pouco mais.

3. Desative os programas que rodam em segundo plano – Itunes, Google Desktop, Gerenciador da Câmera Digital, etc. Todos aqueles programas que aparecem próximo ao relógio do Windows consomem ciclos do processador e gastam energia da bateria. Feche tudo o que não estiver usando.

4. Remova dispositivos externos – Dispositivos USB (incluindo mouse) e a Rede Sem Fio consomem a bateria do note. Remova ou desative os dispositivos que não estiverem sendo usados. Isso sem falar em outros dispositivos sendo carregados (como IPod, Mp3/Mp4, Celular, etc), quando apenas a bateria está ativa a carga vai cair rapidinho.

5. Adicione mais Memória RAM – Isso permite que os programas funcionem sem precisar usar memória virtual (que usa o HD). Vai melhorar o desempenho do seu note e salvar bateria.

6. Rode a partir do HD ao invés do CD/DVD – Se o HD já consome muito, imagine os CDs e DVDs... Até o fato de deixar um cd no drive pode consumir bateria. Quando o disco gira, consome energia, mesmo quando não estão sendo usados. Crie drives virtuais com o Daemon Tools e use imagens ISO ao invés de usar os discos óticos diretamente.

7. Limpe os contatos da Bateria – Limpe os contatos metálicos a cada 2 meses com um pano umedecido com alcool. Isso deixa a transferencia de energia mais eficiente.

8. Cuide da sua bateria – Exercite sua bateria. Não a deixe carregando por um longo periodo de tempo (a noite inteira, por exemplo). Depois de carregada, use-a até o fim pelo menos a cada 15 dias. Não deixe a bateria completamente descarregada.

9. Hiberne o computador – Ao invés de usar o modo de espera, ative a hibernação do computador. Além de não consumir energia, o carregamento do sistema se torna mais rápido.

10. Mantenha o equipamento em baixas temperaturas – Seu notebook funciona de forma mais eficiente quando está bem refrigerado. Limpe os exaustores e áreas de ventilação com um pano ou com um soprador.

11. Ajuste as opções de energia – Vá em Opções de Energia no Painel de controle do Windows e ajuste o uso da energia para Maximizar Bateria.

12. Não faça multitarefa – Faça uma coisa de cada vez quando estiver na bateria. Abrir muitos programas de uma vez só vai exaurir a energia. Feche o programa de e-mail, desligue o tocador de mp3 e salve o seu trabalho antes que a bateria acabe.

13. Vá com calma nas aplicações – Quanto mais “pesado” for um programa, mais bacteria vai consumir. Por exemplo, usar editor de textos ou ler e-mail gasta bem menos bateria que rodar jogos ou assistir vídeos. Veja quais as prioridades quando estiver na bateria.

14. Compre um laptop mais eficiente – Os notes mais modernos possuem um gerenciamento de energia melhor e baterias de maior duração. Talvez seja hora de mudar o aparelho.

15. Previna o Efeito Memória da Bateria – Se o seu notebook é muito antigo, você deve prevenir o efeito memória carregando completamente a bateria e usando até ela descarregar pelo menos uma vez a cada 15 dias. As baterias Li-Ion dos notebooks atuais não possuem esse problema.

16. Desativa o auto-salvamento do Word - esse recurso faz com que o disco rígido seja ativado automaticamente de tempos em tempos. Mas cuidado para não perder partes importantes do documento por sua bateria esgotar de vez.

17. Diminua a resolução do video – Quanto mais pontos são processados, mais energia é gasta. As placas de video atuais chegam a consumir mais que o próprio HD.

Mais alguma dica? Comente!

Nenhum comentário: