quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Pergunte ao Professor Abrahao

Pergunta # 02 – Arquivos de Imagem .ISO


Renato Fox Molderrr pediu-me para explicar um pouco sobre os arquivos com extensão .ISO.

As Imagens ISO, muito comum hoje em dia para distribuição do sistema Linux e outros aplicativos através da internet, é usado para reunir num arquivo único todas as informações de um CD ou DVD. Não apenas os arquivos (programas, imagens, documentos, vídeos) em si, mas todas as informações contidas na mídia como os setores de inicialização (que permite o PC fazer boot pelo cd), proteções anti-cópia, estruturas de pastas e atributos de arquivos.

Muitos gamers fazem uso freqüente dos ISOs para melhorar a performance dos jogos. Ao invés de ter o jogo sendo lido do CD, o mesmo é lido direto do HD, eliminando boa parte das telas de “LOADING” (carregando). Isso é feito tanto em jogos de PC como em emuladores de Playstation e outros consoles.

Algumas distribuições Linux já possuem suporte nativo. O Windows XP não possui suporte nativo a esse tipo de arquivo. É necessário o uso de programas auxiliares para criação (LC ISO Creator) e manipulação das imagens.

O Daemon Tools, cria um drive virtual onde as imagens são carregadas como se você estivesse inserindo o CD real no seu leitor. Uma alternativa para a mesma função é o CD Anywhere.

Para gravar um ISO de volta para o CD, use o DP CD DVD Burner (ele também cria os ISOs) ou o ISOBurn.

Todos os programas citados aqui são gratuitos.

Até a próxima!

Nenhum comentário: