quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Organize suas finanças

O mês de Fevereiro para mim é um dos mais complicados financeiramente, pois além das contas mensais (Aluguel, Supermercado, Energia, Água, Gás) ainda tem o IPVA da moto, anuidade do cartão de crédito e por ai vai. Para quem tem filhos o problema é volta às aulas com pagamento de matrícula, compra de fardamento, material escolar, merenda, transporte, etc.

Uma coisa que minha mãe me ensinou muito bem foi não gastar mais do que se ganha. Já passei meses no aperto e sei como é importante dar ouvidos a este conselho.


Uma coisa que faço diariamente é verificar o saldo das minhas contas pelo site do banco e conferir a fatura do cartão de crédito. Isso evita sustos no final do mês e permite você descobrir se está acontecendo alguma movimentação indevida (como fraudes de bandidos virtuais).

Algumas outras dicas:

Sempre tenha uma reserva para emergências. Quando receber o salário, deposite logo 5% ou 10% na poupança para quando houver alguma eventualidade.

Fuja das compras compulsivas. Comprar aquele eletrodoméstico só porque está na promoção nem sempre é um bom negócio. Quando for ao shopping, não leve o cartão de crédito, pois é fatal: você acaba comprando algo que não precisa.

Escolha restaurantes/lanchonetes mais baratos. Se uma saída com a namorada só para um lanche te custa R$ 30,00, está na hora de ver as dicas de passeio do blog professor-abrahao. Dá pra comer bem gastando um terço disso (e até menos!).

Mantenha um registro financeiro. Há anos venho utilizando uma planilha para controlar as despesas. Existem alguns modelos prontos para Excel ou BROffice que servem bem no início. Eu acabei por desenvolver uma planilha personalizada que vou alimentando conforme o tempo me permite. Nesse link você encontra vários programas gratuitos para controle financeiro pessoal.

Pesquise antes de comprar. Nunca compre no primeiro lugar que você entrar. Pegue todos os panfletos das lojas e faça uma comparação geral. Veja se compensa comprar pela internet (lembre de incluir o frete). E sempre que possível pague a vista para conseguir bons descontos.

Quite seus débitos antes de fazer novas compras. Não conte com o dinheiro que ainda vai receber, pois já passei por situações onde o atraso no pagamento acabou comprometendo o orçamento mensal. É melhor garantir que está tudo em ordem antes de comprar mais coisas.

Pague sempre a fatura integral do cartão. Os juros cobrados pelas administradoras de cartão quando você faz pagamento mínimo ou abaixo do total é extremamente absurdo. Se estiver afogado em dívidas, procure o gerente do banco e negocie um empréstimo.

Essas são algumas dicas que eu sigo. E você? Comente!

Nenhum comentário: