quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Web 2.0: Vetorize figuras sem mistério

Vez por outra me atrevo a mexer no Corel Draw para fazer capas de CDs, cartazes ou coisas do gênero. Confesso que nunca fui muito bom nessa parte de edição gráfica e só me aventuro quando é realmente necessário.

Outro dia me pediram para fazer o modelo de um Outdoor aqui para a empresa, e a primeira coisa que me falaram foi que todas as logomarcas deveriam ser vetorizadas para não perder qualidade quando fossem ampliadas.

Diante do desafio (e não querendo incomodar meu amigo Jow, que é fera no Corel) decidi procurar uma ferramenta que me ajudasse a resolver o problema.

Acabei por encontrar o fantástico VectorMagic. Um serviço on-line gratuito que converte qualquer figura JPG em arquivos vetorizados EPS, PNG ou SVG.

O algoritmo de conversão foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford e os testes comparativos mostram que a qualidade das imagens obtidas é superior à de programas pagos como o Corel Trace e Adobe Live Trace.

Mesmo com uma imagem de baixar resolução é possível obter um vetorizado de ótima qualidade. Claro que se o bitmap tiver alta qualidade, o resultado final será melhor.

O funcionamento é simples: Envie uma imagem, selecione as opções de otimização, selecione a paleta de cores e aguarde o processamento. Em poucos segundos a imagem está pronta.

Veja um teste que eu fiz:



Observe que na imagem de cima, as cores do rosto, do chapéu e da roupa são granuladas (devido à compactação da imagem original) na imagem de baixo, parece que foi passado uma lixa e pintado tudo novamente. Os desvios do traçado original são insignificantes se comparados ao trabalho que dá fazer isso manualmente.

Teste você mesmo e comente!

Um comentário:

Unknown disse...

Primeira sem segunda essa. Muito massa.