terça-feira, 4 de março de 2008

Dica de Livro: Português Passo a Passo

Continuando falando sobre nosso o idioma pátrio, hoje quero apresentar uma coleção genial que adquiri recentemente: Português Passo a Passo do Prof. Pasquale Cipro Neto.

Pasquale é figurinha carimbada da TV Cultura, apresenta há muitos anos o programa Nossa Língua Portuguesa, com dicas de como falar e escrever corretamente o português.

A coleção Português Passo a Passo é composta por 10 livretos que abortam temas como pontuação, acentuação, conjugação verbal, expressões populares, e muito mais.


Os livros são bem ilustrados e acima de tudo possuem uma linguagem de fácil entendimento. As lições são bem curtas para você assimilar tudo sem demora.

Confira um trecho do livro:

Está na moda – há um bom tempo – a bendita expressão “a nível de”: “A nível de feijão a safra vai bem”, disse um figurão da área agrícola. O que significa isso? Qual a importância e a necessidade da expressão “a nível de” nessa frase? Nenhuma. Teria bastado dizer “A safra de feijão vai bem”.

Outra pérola: “A nível de repertório o disco é ótimo”. Que tal “O repertório do disco é ótimo”? Não quero nem discutir se a expressão “a nível de” é estruturalmente correta ou não. O que importa é que ela se tornou absolutamente insuportável. [...]

Vamos combinar uma coisa: de hoje em diante, fulmine essa bendita expressão, elimine-a de sua vida. Fique pelo menos dez anos sem pronunciar esse trambolho, que em 99,99% dos casos é rigorosamente inútil.

Eu comprei os volumes 1, 2 e 3 através de um catálogo Shopping Mais (da Avon) por R$ 5,99 cada, dinheiro muito bem gasto por sinal. Me arrependi de não ter pego logo os outros títulos, mas em breve estarei adquirindo o restante da coleção.

Mais informações:

http://www.professorpasquale.com.br
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Nenhum comentário: