terça-feira, 4 de março de 2008

PodCast : Grave seu próprio programa de rádio

Com a disseminação da internet, hoje qualquer pessoa pode ser blogueiro, ter um programa de TV (no YouTube) e até mesmo sua própria emissora de rádio.

Há muitos anos atrás, quando ainda morava em Ceará-Mirim, o amigo Giuliano Brandão me mostrou um programa que era usado em conjunto com o Winamp e que permitia transmitir para qualquer pessoa o mp3 que você estivesse sendo ouvido. A divulgação dessa "web rádio" era feita pelo IRC (o avô do MSN).


Hoje as coisas mudaram, a vida tornou-se mais corrida e nem sempre temos tempo de parar para assistir aquele programa de tv (vivas ao videocassete) ou ouvir o programa de rádio favorito.

Há não muito tempo conheci os PODCASTs, uma espécie de programa de rádio distribuido em formato mp3 para você baixar e ouvir na hora que quiser.

O primeiro que ouvi foi uma produção da Revista Info chamado Minuto Tech que é apenas a leitura das notícias publicadas no site. Existe um programa semanal chamado Semana Tech que reúne os colunistas da revista e convidados a fim de discutir as notícias mais importantes da semana.

Outros Podcasts interessantes:

Revista Veja – Temas variados
IDG NOW – Tecnologia
O Globo – Temas variados

Se você quiser fazer seu próprio podcast, arranje um bom microfone, use um programa de edição de áudio como o Audacy (gratuito) e hospede num dos seguintes sites:

PodCastOne.com.br – com quase 10.000 programas nacionais
Podcast.com
PodOMatic.com

Você pode utilizar programas agregadores de podcasts, onde é possível cadastrar o endereço do site e ser avisado sempre que houver novos programas disponíveis. Alguns bons programas: PodPuppy, Juice e outros gratuitos encontrados aqui.

Leia mais sobre Podcast na Wikipedia.

Deixe nos comentários o link de algum podcast que você gosta.

Nenhum comentário: