terça-feira, 11 de março de 2008

Áudio Livros

Lembro de quando eu era criança e que certa vez ganhei uma coleção com vários discos (não era cd, era vinil mesmo) que contavam as historias de João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas e uma dezena mais. O tempo passou e esses discos de histórias narradas ficaram encostados na estante e na memória.

Outro dia quando procurava algumas informações sobre o novo livro que Harry Potter (que ainda não tinha sido lançado) acabei esbarrando num site que vendia os CDs com a narração de todos os livros do bruxinho, os chamados Audio Books.



Os Áudio Livros são um tipo de mídia interessante, pois trazem a narração completa (ou adaptada) de uma obra literária, muitas vezes narrado por pessoas famosas (radialistas, apresentadores de tele jornal, atores, etc.) e algumas vezes até trazem trilha sonora própria e efeitos especiais.

Na Europa e Estados Unidos os áudio livros já viram mania, mas aqui no Brasil ainda é novidade. Entretanto, já existe uma “áudio livraria” que disponibiliza diversos títulos para compra em mídia física ou via download.

O site Voolume.com.br (antigo AudioLivros.com.br) conta com um bom acervo de áudio livros, incluindo obras de Edgar Allan Poe, João Ubaldo Ribeiro, Fernando Pessoa, Franz Kafka, Miele e muitos outros.



A maioria das livrarias virtuais já inclui esse tipo de mídia entre seus produtos, encontrei até “O Caçador de Pipas” com preço semelhante ao do livro.

É uma boa pedida para quem tem preguiça de ler e até mesmo para pessoas com deficiência visual (agora me veio à mente aquele comercial dos CDs com a Bíblia narrada por Cid Moreira).

Você já ouviu algum áudio livro? Comente!



** Finalmente publiquei as fotos do Balú (post da sexta-feira passada) **

Nenhum comentário: