quinta-feira, 10 de abril de 2008

Gerenciador de Banco de Dados

Uma das disciplinas que leciono na faculdade é “Banco de Dados” onde tento ensinar aos alunos a importância de usar – e como usar – bancos de dados em aplicações simples ou complexas.

Entre os Bancos de Dados Gratuitos eu costumo usar com mais freqüência o MySQL, infelizmente a instalação padrão não traz uma boa ferramenta de manipulação do banco, só está disponível um console (linha de comando).

Andei pesquisando alguns front-ends (interfaces gráficas usadas para facilitar a manipulação do banco de dados) e encontrei um muito bom: SQLYog MySQL GUI Community.


O programa exibe uma estrutura de pastas semelhante ao Windows Explorer, possui um editor de código onde você pode digitar pesquisas SQL e um editor de dados para digitar diretamente nas tabelas.

Existe uma versão paga com dezenas de outros recursos como construtor de pesquisas, ferramentas de migração, gerenciador de projetos, entre outros.

Mesmo com menos recursos, a versão da comunidade atende bem o projeto de pequenos bancos, principalmente aqueles dos projetos das aulas.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Um comentário:

Ranieri Marinho de Souza disse...

ÓTIMO POST

Ranieri Marinho de Souza
Segurança da Informação

http://www.segr.com.br/
http://blog.segr.com.br/