quarta-feira, 28 de maio de 2008

Convertendo PDF em Imagens

Essa semana me deparei com uma árdua tarefa: converter um PDF com 14 páginas (50 MB) num arquivo que fosse possível enviar por e-mail para diversos destinatários.

Minha primeira idéia foi transformar as páginas em JPG, capturando a tela e montando num editor de imagens, mas seria um trabalho e tanto.


Pesquisei então alguns programas que fizessem isso automaticamente, e até encontrei, porém todos eram pagos. Resolvi então pesquisar um programa que fizesse a captura da tela com opção de rolagem de página. Para tal o FSCapture me atendeu bem (usei uma versão antiga que é gratuita), o problema é que a imagem gerada mostra uma página abaixo da outra e eu teria que cortar uma a uma.

Descobri então o gratuito Virtual Image Printer Driver que funciona como uma impressora virtual e salva as páginas de qualquer documento em imagens individuais em BMP, JPG, PNG, TIFF ou PDF.

Na primeira tentativa os arquivos ficaram muito grandes, tipo 3500 x 2500 pixels. Então usei o Picasa para exportar e redimensionar as imagens para 1024 x 768.

Nenhum comentário: