sábado, 25 de outubro de 2008

Das Antigas: As Fantásticas Aventuras de Dizzy



Queria compartilhar a história de um dos jogos mais difíceis da minha vida, que por sinal NUNCA cheguei a terminar no console, só no emulador e uns 10 anos depois de comprá-lo, quando consegui umas dicas na internet.

O jogo se chama THE FANTASTIC ADVENTURES OF DIZZY do Nintendo 8 Bits. No game você controla um personagem que parece um Ovo e tem que salvar sua namorada do terrível vilão. Mas para tal é preciso andar por um mundo gigantesco com Florestas, Minas, praia, navio do pirata, cidade, castelo, corredeiras e até no fundo do mar.

O que torna o game mais difícil é que você precisa de certos itens para resolver puzzles no decorrer do game e geralmente estes itens estão em lugares muito distantes uns dos outros. E ainda mais o personagem só consegue carregar 3 itens por vez.

As vidas eram poucas e não tinha continue. Cada partida demorava cerca de 4 horas, isso por que eu já sabia como usar a maioria dos itens e desenhava mapas das fases numa folha de caderno. Eram tarde inteiras ao lado do grande amigo Carlos Henrique e do meu irmão, Adriano, tentando desvendar os mistérios os itens.

Depois descobri que existia uma versão do mesmo game para Mega Drive com gráficos mais bonitos, porém achei essa versão mais fácil. Outros games com o mesmo personagem também estão disponíveis para outros consoles.

Links sobre o game:

Abandonia.com

GameInfo (Jogar DIZZY On-Line)

Wikipedia

GameFaqs

3 comentários:

MrXcao disse...

O jogo é da CodeMasters *.*

Sem dúvida nenhuma os jogos de antigamente eram mais difíceis e vc tinha que ter a abstração de saber que um risco cerrilhado era uma serra e que um pxel era uma bala, por essas e por outras que se vendia muito revistas de games

Benedito Silva Júnior disse...

Já perdi (ou ganhei?) horas jogando esse jogo. Lembro-me de alugar esse game na locadora na sexta pra entregar na segunda e, assim, tentar pegar os últimos itens do jogo.
A maioria das minhas vidas eu perdia nas aranhas que não se decidiam se subiam ou se desciam, além da travessia da cachoeira, entre a floresta e a cidade, porque você precisa ter o tempo certo pra pular no barril que desce da cachoeira e cair no outro lado.
O jogo é fantástico, difícil e nostálgico. Marcou a minha fase de moleque e, por isso, comprei uma cópia do cartucho e hoje faz parte da minha coleção!
O tempo do NES foi um momento especial na minha vida; foi uma fase mágica que nada até hoje conseguiu substituir. Nostalgia pura!

Rogério Lucas disse...

Eu tenho um cartucho desse original mas meu console não funciona mais e bem antes disso as manetes do bom e velho Turbo Game estragaram.