sábado, 8 de novembro de 2008

Conheça seus antepassados

Você sabe quem é seu bisavô? E seu trisavô? E o bisavô do seu trisavô?

A história da família é algo muito interessante. Quando pesquisamos a fundo descobrimos coisas que nunca imaginávamos, como um ancestral que casou com índios, outro que foi prefeito, quem sabe até casos de trigêmeos na família...

Muitas vezes nem precisamos ir longe para descobrir essas coisas. Conversando com os familiares mais velhos podemos aprender bastante sobre os costumes de antigamente e despertar nosso interesse por conhecer mais sobre aquelas pessoas que são importantes para sua vida (sem elas, provavelmente você não teria nascido).



A internet está repleta de sites que ajudam na “garimpagem” dos falecidos, um dos mais conhecidos é o Family Search (http://www.familysearch.org), mantido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons). Um banco de dados com milhões, bilhões, trilhões... de nomes que já foram pesquisados por outras pessoas do mundo inteiro.



Para realizar a catalogação dos indivíduos e a subseqüente criação das árvores genealógicas, temos à disposição diversos softwares, entre eles o gratuito PAF - Personal Ancestral File, que permite catalogar informações em texto, fotos, áudio, vídeo; imprime diversos relatórios diferentes como gráfico de linhagem, calendários de aniversários; realiza consultas e cruzamento de linhagens e muitas outras funções.

Faça o download (inclusive do manual) em:
http://www.familysearch.org/eng/home/welcome/pafDownload.asp



Em Mossoró, existe um Centro de História da Família. Um local onde qualquer pessoa poderá aprender sobre como iniciar o registro da história de sua família, pesquisar nomes em microfilmes e na internet.

O CHF funciona na capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada na Av. Rui Barbosa, 95, Centro, Mossoró – RN, por trás do Shopping Oásis. Você pode agendar um horário para realizar uma visita falando com o Diretor do CHF, Hugo Magno Costa Avelino, pelo telefone para contato é (84) 3321-2109. O horário de funcionamento é de Terça à Domingo, das 19:00h às 22:00h. Todo o serviço é realizado gratuitamente.

Em breve publicarei algumas fotos de minha visita.

Nenhum comentário: