sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Livro: Veronika Decide Morrer



Sinopse:

O livro conta a história de Veronika, uma jovem eslovena, que não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido, decidindo se matar com uma overdose de calmantes. O suicídio fracassa. Veronika é internada em um asilo para loucos. Atendida pelo médico, é informada que não terá mais que sete dias de vida, e provavelmente, morrerá ali. Apesar de gostar da notícia a princípio, Veronika começa a conhecer outros pacientes do asilo e descobrir muito sobre si mesma. Paulo Coelho inspira-se na sua própria experiência de vida, vivida aos 17 anos, idade em que também esteve internado numa clínica. Mas não com a intenção de fazer uma auto biografia.

Comentários:

Olha só, eu nunca gostei muito dos livros do Paulo Coelho. Até agora li “Diário de um Mago”, “Brida”, “O Demônio e a Srta. Prym” e “Veronika decide morrer”. Nenhum que se diga: Nossa, que livro excelente! São histórias para se ler uma vez... e olhe lá. Sempre tem umas partes muito monótonas que eu não vejo o porquê de estarem ali. Este livro em especial é deprimente, dá vontade é de você mesmo se matar para acabar com a chatice. O pior é que o livro começa a tratar alguns assuntos e simplesmente os abandona, como faz com a tal “Viagem Astral” de uma das pacientes lá. Pensei que a Veronika fosse acabar aprendendo a fazer essa viagem e ficar por ai, mas não passa nem perto. As 200 páginas poderiam ser reduzidas para umas 50 ou 60 sem que o principal da história (a história da Veronika) se perdesse.

PROFESSOR ABRAHÃO NÃO RECOMENDA

Este mês foi lançado um filme inspirado neste livro e tem no elenco a atriz Sarah Michelle Gellar (mais conhecida como “Buffy, a Caça Vampiros”). Tomada que o roteiro tenha sido MUITO modificado para ficar bem melhor que o livro, ou será uma dupla decepção.

Nenhum comentário: