segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O desabafo de um Cinéfilo Mossoroense Indignado



Segue abaixo cópia do e-mail que recebi do amigo Ricardo Julio e que foi encaminhado a diversos jornais de nossa cidade e que cita a campanha iniciada por este blog. #CinemaEmMossoro

Olá senhor jornalista.

Resolvi escrever aos veículos de comunicação de Mossoró para mostrar a minha indignação em relação à situação de Mossoró estar atualmente sem uma única sala de cinema.

Em época de lançamentos incríveis e filmes de grandes bilheterias, a vontade de visitar uma sala de cinema para ver estas produções aumenta sobre maneira. E depois vem a decepção: assistir onde?

O velho CINE PAX deu seus “últimos suspiros” há alguns anos quando havia ampla divulgação que “em breve” seriam inauguradas salas de cinema no shopping de Mossoró ou no centro comercial que hoje enfeita o bairro central da cidade.

Agora, o que fazer?

Nos últimos meses ou anos, eu, como muitos outros mossoroenses, só conseguimos ter a experiência de assistir um filme no seu ”local de origem”, sua gênese, apenas se formos até Natal ou Fortaleza.

Fui a Fortaleza no último fim de semana exclusivamente para assistir o badalado AVATAR. Não me fiz de rogado e assisti a versão em 3D. Ah, a expectativa do início do filme, o cheiro da pipoca, o brilho da tela, o som envolvente...

Tão cedo teremos em nosso lar uma experiência tão intensa. Contentar-me-ia com o cinema tradicional, sem 3D. Mas nem isso há em nossa cidade.

Muitas pessoas podem dizer “Cinema é passado. A onda agora é DVD, por que é barato. Todos preferem comprar o DVD”.

Certo? Errado. Nunca se assistiu tanto cinema como agora. Bilheterias estourando pelo mundo e no Brasil.

Alguns passam pelas calçadas da nossa cidade e veem tantas bancas de DVD piratas nas esquinas que mal se pode andar. Mal sabem aqueles que pensam economizar adquirindo essas cópias ilegais que o cinema alcança seus sentidos em outro patamar. Nada de imagens ruins, cinzentas, deformadas. É mais prazer por real gasto.

Como cinéfilo assumido, me envergonha dizer a meus conhecidos, seja pessoalmente ou virtualmente, que minha cidade não dispõe de cinema. Uma cidade que clama a todos os ventos como “cidade cultural”.

Afinal, cinema também atrai turista. Veja o meu caso. Não me desloco para assistir em outra cidade? Qual o incremento econômico que, por exemplo, o shopping ou o centro da cidade pode ter com algumas salas de cinema? Que atividade de lazer tempos no shopping a não ser a praça de alimentação? Um grande lançamento como AVATAR atrairia tanta gente das cidades vizinhas que compensaria todo o investimento. Umas oito sessões por dia em cada sala. Salvo me engano, a estrutura do shopping comporta 5 salas de cinema.

Buscando informações para embasar esta mensagem, visitei vários sites, entre ele o www.claquete.com e verifiquei que em nossos estados vizinhos, o CE e a PB, cidades com o porte similar ao de Mossoró, como Campina Grande (350 mil hab.), Patos (100 mil hab.) e Juazeiro do Norte (250 mil hab.) possuem pelo menos uma sala cinema.

Através da Wikipédia, no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_salas_de_cinema_do_Brasil vemos que no RN existem apenas 14 salas de cinema, todas em Natal. Dessas, apenas uma exibe filmes em 3D (Midway Mall).

Pra não ficar parecendo que apenas eu estou indignado com esta situação, um amigo meu iniciou há alguns meses uma campanha para arrecadar assinaturas em um abaixo-assinado (online) que será enviado a várias empresas administradoras de cinema e ao shopping de Mossoró para mostrar que vale a pena investir em salas de cinema. Assim, peço que divulgue também o endereço do site dele, para que através do site seus leitores possam ampliar a quantidade de assinaturas neste abaixo-assinado. O endereço do site é http://professor-abrahao.blogspot.com. Do lado direito, no topo da página, há um link para o abaixo assinado.

Peço também que procure colher junto aos responsáveis pela administração do shopping porque é tão difícil abrir as salas de cinema que lá existem. Seria falta de incentivo fiscal? Será que poderia, por exemplo, haver uma isenção de ISS na Prefeitura para funcionamento dos cinemas? Seria interessante uma lei cultural municipal para viabilizar isso? Onde está a secretaria de cultura que não vê essa situação? Além disso, há tão poucos investidores assim em Mossoró?

Ricardo Júlio
Cinéfilo Indignado

2 comentários:

adrianoisrael disse...

Realmente o Cinema é uma ótima opção de diversão, principalmente dentro de um shopping. Eu, por exemplo, não costumo ir ao shopping para fazer outra coisa a não ser assistir a filmes. Porém quando vou, sempre faço a "feirinha" como chamo (docinhos e salgados). Quer dizer, uma coisa leva a outra. Raras são as pessoas que vão a uma sala de cinema sem comprar absolutamente nada..

Anônimo disse...

Ouvi dizer pelos corredores...que as negociacoes do shopping estao adiantadas com uma rede de cinemas ... em muito pouco tempo Mossoro tera 05 excelentes salas de cinemas...