sexta-feira, 28 de maio de 2010

Análise do RMVB Player

Como vocês sabem, sou um fiel expectador de diversos seriados da TV americana, e a maioria deles assisto através da internet. Entretanto, havia um inconveniente em assisti-los no computador: a minúscula tela do monitor.

Para resolver o problema, eu ligava meu notebook na TV, mas tinha que ficar levantando para pausar, escolher o episódio e assim por diante. Até usei o Bluetooth do celular para controlar o PC, mas ainda assim achava ruim ter que pôr uma cadeira ao lado da TV, ligar o cabo de energia, o cabo de vídeo e um cabo de áudio, colocar o Bluetooth, configurar o celular, mudar a resolução da tela do note, etc., etc., etc. Isso me tomava uns 5 a 10 minutos cada vez que queria assistir um vídeo.


Passeando pelo site www.dealextreme.com, vi alguns aparelhos que poderiam resolver meu problema: os RMVB Players. Até já tinha comentado sobre eles aqui no blog. Decidi comprar um para testar e de antemão já vou dizendo que estou plenamente satisfeito!

O aparelho custou apenas R$ 60,00 já com frete incluso. Demorou uns 25 dias para chegar, mas valeu a espera.

Ele não possui memória interna, os dados são acessados diretamente de um pendrive conectado à porta USB ou através via cartões SD/MMC.





O acabamento é Black Piano, com um material resistente. Não gostei dos botões do aparelho, principalmente porque não tem play, pause, stop, etc. Só tem as setas, entrar e sair. Dá para operar o player, mas não é tão conveniente quanto usar o controle remoto.

Um dos poucos pontos fracos é o alcance do controle, só consegui operar adequadamente até 1,5 metros de distância, o que é pouco quando por exemplo você está deitado na cama.

O aparelho permite rodar AUDIO (mp3, ogg, wma, aac, ac3, flac, ape, wav), VIDEO com resolução até 1360x768 (rm/rmvb, divx, xvid, mp4, avi, mkv, flv, vob, mpg, mov), IMAGENS (jpg, bmp, gif, png) e TEXTO (TXT). Testei quase todos e foram poucos os que não rodaram, talvez por alguma configuração na hora de criar (codificar) o arquivo. Farei mais testes depois.

Possui uma interface gráfica que lembra muito o Windows Explorer, com ícones para identificar as mídias.







De brinde ainda há 3 jogos: Quebra-Cabeça, Tetris e um tipo de Jogo da Velha. Todos operados com o controle remoto.

O aparelho aceita legendas externas (SRT), mas elas apresentam alguns problemas. São pequenas (mesmo numa TV de 40 polegadas), não exibem acentos corretamente (surgem caracteres em chinês) e como não tem bordas, se a imagem da cena for clara, você não consegue ler o que está escrito. O ideal é usar legendas codificadas sobre o vídeo (o que é comum em arquivos RMVB baixados na Internet).







O leitor de textos sofre do mesmo mal das legendas. Li num fórum que dá para resolver mudando a codificação do arquivo para ANSI, mas ainda não testei.

Também é possível copiar, mover e excluir arquivos diretamente pelo aparelho. Ver fotos em slideshow com tempo programável e fundo musical, OSD Informações na tela, Resume Playback – continua o vídeo de onde parou, alterna entre formato de tela 4:3 ou 16:9, vários níveis de zoom para vídeo e fotos, e saída de vídeo em alta resolução HD YPbPr Video Component.

Ufa! É muita coisa para um aparelho tão pequeno!

Veja mais fotos em: http://picasaweb.google.com/abrahao2k/RMVBPlayer

PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

Um comentário:

Anônimo disse...

amigo q site (blog) bacana esse seu, uma vez eu fiz um do tipo so com coisas q eu gosto, muito legal mesmo
assinado leonardost2005@gmail.com