terça-feira, 10 de agosto de 2010

Você faz doações?

Nos últimos dias dessas férias do meio do ano, resolvi dar uma geral no meu notebook para começar o novo semestre com a máquina mais leve.

Isso envolveu uma imensa busca por programas gratuitos que atendam minhas necessidades. Era algo que eu já sabia, mas que vale a pena lembrar: É POSSÍVEL VIVER SEM PAGAR POR SOFTWARES!



Entretanto, nos diversos sites que visitei, percebi que vez por outra há um banner pedindo doações, e aí me veio a dúvida: VOCÊ FAZ DOAÇÕES PARA DESENVOLVEDORES DE SOFTWARES GRATUITOS QUE VOCÊ USA?

Andei pensando... programas que uso praticamente todo dia, como compactadores de arquivos e gravador de cd, se fossem comprados me tomariam uma fortuna. O Nero, por exemplo custa R$ 85,00 e o Winzip R$ 60,00.





Porém existem alternativas gratuítas, que as vezes são melhores que os programas pagos. Para substituir esses dois eu uso o CDBurnXP e o 7zip. E não tenho do que reclamar. Muitos outros programas encontram-se na mesma situação.

Eu então pergunto: "Você pagaria R$ 1,00 por um programa que usa todos os dias?" Pode parecer pouco, mas você ja viu quantos downloads esses programas possuem?



Só no site Baixaki, o 7zip tem mais de 3 milhões de downloads. Se cada usuário satisfeito pagasse R$ 1,00, os desenvolvedores estariam felizes da vida. É uma pena que não temos o costume de fazer nossa parte.

De hoje em diante, sempre que houver opção de doação para um programa gratuito que eu uso, eu irei contribuir! E convido vocês a fazerem o mesmo!

Um comentário:

adrianoisrael disse...

Booooa Ideia, vou tentar aderir essa "campanha"!