sexta-feira, 19 de novembro de 2010

BPACast #05 - Software Livre

Olá amigos ouvintes,

Sejam bem vindos ao quinto episódio do BPACast. Neste programa o Prof. Sebastião Alves (da UERN) nos concede uma ótima entrevista e esclarece dúvidas sobre Software Livre, Linux e mitos que as pessoas criaram sobre o assunto.

Ouçam, comentem e concorram ao sorteio de brindes!

Um abraço,

Prof. Abrahão Lopes
abrahao2k [arroba] gmail.com





###
Sites dos participantes
###

sebastiaoalves[arroba]uern.br


###
Sites comentados nos e-mails
###







INFOX COMPUTAÇÃO - (94) 3317-5958
infoxcomputacao@gmail.com

###
Sites comentados durante o programa
###









###
Sites das Músicas
###


adrianmusto - Floating
AlexBeroza - Waffer Thin
Carosone - Thinkin About It
GuestsofNature - Suger Rush
halede - January
Kojo_Akusa - Here comes the snow
Loveshadow - The Garden
mcjackinthebox - Mr. Williams Blues
midliFeCrisis - I Wanna Know
Nurykabe - Locked the door
onlymeith - Troubled
Ruby Roses - Good Company


###
Video do Sorteio dos 4 DVDs
###

5 comentários:

Rauze Câmara disse...

Show de bola, gostei, é vc cada vez mais se aprofundando nos conhecimentos, segredos e
evoluções que a internet nos proporciona legal!

Um abraço.

At. Rauze Câmara

Edigley Alexandre disse...

Antes de tudo, parabéns pelo tema escolhido. Um dias desses quando estava procurando um programa no Linux Ubuntu e me deparei com um software, que, nas suas informações estava destacado o preço do programa.

Me perguntei na hora: E tem SL proprietário? (soou esquisito essa pergunta). Essas dúvidas foram esclarecidas através dessa entrevista. O professor Sebastião tem cara de ser Ubuntero. Foi um papo bem tranquilo com uma linguagem clara. Falar de SL, Linux, etc., isso já causa medo em muita gente e se a linguagem for técnica demais, aí nem se fala. Vale comentar ainda, que as perguntas foram escolhidas a dedo, perguntas bem diretas.

Edigley Alexandre disse...

Depoimento - Software Livre me salvou

Quando ainda não conhecia o Linux, o SO que usava era o Windows XP. Quando lançaram a versão Vista, quis testar por curiosidade. Mas só fiz isso porque tinha um CD Original que ganhei de uma amiga. Depois disso meus problemas começaram. O software da minha impressora não era compatível com o Vista. (errei em não ter pesquisado antes). Em 30 de junho de 2009 conheci o Ubuntu 9.10 Karmic Koala, através de um colega no IFRN. No bate papo ele comentava da facilidade e praticidade do sistema operacional Linux.
Resumindo: Instalei o Linux, não precisei de programa extra algum para usar todos os recursos da minha multifuncional. Apenas pluguei o cabo USB, o Linux reconheceu a impressora e pronto!
Uso o programa Xsane (é perfeito, faz tudo)

Edigley Alexandre disse...

Software Livre na educação

Como professor de Matemática, é indispensável o uso dessas ferramentas em sala de aula. Para isso existe a distro Edubuntu (http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/10.10/release) no Linux, recheada de excelentes programas direcionados ao ensino fundamental, médio e superior.

Finalizo com essa frase: http://twitter.com/#!/prof_edigley/status/28728971620

adrianoisrael disse...

Olá!!!

Gostei muito desse episódio. Durante algum tempo trabalhei com o pacote BROffice pois a empresa não tinha licenças do Office da Microsoft suficientes para todas as agências.

Fiquei surpreso que depois de algum tempo, tinha coisas que eu conseguia fazer de forma mais fácil do que nos próprios programas da Microsoft.

É como foi dito no podcast, a questão é somente cultural. Mesmo assim, ainda não arrisco a utilizar o Linux no meu PC (talvez por puro preconceito mesmo) e preguiça de ter que passar por um período de adaptação.