quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

STAR WARS Revisitado


Durante as férias de dezembro/janeiro, consegui assistir os 6 filmes STAR WARS e a seguir escrevo minhas impressões a respeito dessa série adorada pelos nerds.

De antemão já faço um apelo: NERDS, NÃO ME XINGUEM!

Optei por assistir os filmes na ordem cronológica, começando pela nova trilogia: A AMEAÇA FANTASMA, O ATAQUE DOS CLONES, A VINGANÇA DOS SITH e na sequência a trilogia clássica: UMA NOVA ESPERANÇA, O IMPERIO CONTA-ATACA, O RETORNO DE JEDI.

Mesmo com muitos fãs da série afirmando que a nova trilogia não deveria existir, confesso que gostei mais desta do que da trilogia clássica. Certamente o uso de efeitos visuais pesou muito para a minha decisão.

Dos três, A AMEAÇA FANTASMA é o que mais me agradou, tanto pelos atores quanto pela história do Anakin Skywalker. Depois vem A VINGANÇA DOS SITH, por causa da transformação do Anakin em Darth Vader. E por último, O ATAQUE DOS CLONES, que apesar de ter muita ação e efeitos visuais excelentes, na minha opinião é um “enchedor de linguiça”, são poucas cenas que são relevantes para a história que está sendo contada. Seria possível juntar o Episódio II e Episódio III em um único filme sem perder muita coisa. Mas é claro que o Sr. Lucas não faria isso para perder a grana de tantos produtos que os nerds compram.

O que pude perceber é que Star Wars é um filme sobre POLÍTICA, temperado com pitadas de romance e ação. Como não gosto de política, tentei focar mais no tempero e, em minha opinião, o prato ficou sem sal.

Algo que me agradou muito na nova trilogia foram os discos com material extra. Excelentes e indispensáveis para quem gosta de conhecer a tecnologia envolvida na produção dos filmes. É uma pena que na trilogia clássica os extras não estão presentes (na edição que eu comprei).

Sobre a trilogia clássica. Apesar de ter feito parte de minha infância, ao rever agora, 20 anos depois, senti que os filmes ficaram datados. Os efeitos visuais são sofríveis, mesmo depois dos retoques que o Sr. Lucas propôs no relançamento. De qualquer forma, deixei isso de lado e tentei me apegar a história.

O meu favorito foi UMA NOVA ESPERANÇA, pois introduz os novos personagens: Luke, Léia e Han. O Darth Vader não me pareceu tão mal quanto eu imaginava. Fiquei decepcionado. O episódio V e o episódio VI para mim são os mais fracos de toda a série. Novamente penso que são poucas cenas relevantes e um monte de enchimento para deixar cada filme com 2 horas. Daria tranquilamente para juntar esses dois últimos num filme só.

Resumindo, a série ficaria plenamente satisfatória com apenas 4 filmes, 2 para a história de Anakin e 2 para a história de Luke e certamente cada um poderia ter apenas 90 minutos de duração.

Outra coisa que me decepcionou: os JEDI. Infelizmente nenhum dos filmes conseguiu me empolgar a ponto de “querer ser um Jedi”. O que percebi foi que são pessoas normais que desenvolveram UM POUCO a habilidade da Força – praticamente só para catar o sabre de luz quando cai longe – e que aprenderam a cortar a mão do inimigo (ou ter a sua cortada) durante as lutas. É tanto que praticamente todos são derrotados durante a série. Ouvi dizer que no “Universo Expandido” os Jedi são mais interessantes. Vou procurar conhecer esse outro lado.

Por fim, algo que indiscutivelmente o Sr. Lucas trouxe de bom para nós foram OS SABRES DE LUZ. Uma arma “elegante”, como dizem, que é o desejo de 10 em cada 10 nerds. Até eu queria ter uma!

Como diria o Jovem Nerd (se bem que acho que ele discordaria tratando-se dessa série), esses filmes seguem a “Regra dos 15 anos”, ou seja, se você tem boas lembranças de um filme que assistiu quando criança, NÃO ASSISTA NOVAMENTE para não se decepcionar!

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

A Guerra dos Clones, animação computadorizada que passa na globo, torna os jedis bem mais interessantes.

Anônimo disse...

O que pesa é justamente a política e você não gosta, amigo! Deixa o filme mais vibrante do que é! E não sou Nerd...kkkk! Somente um grande admirador da OBRA PRIMA do Lucas!