terça-feira, 12 de julho de 2011

Clássicos do Playstation 1

Sou um entusiasta dos emuladores [1 - 2 - 3]. Há quase 15 anos venho colecionando jogos antigos dos videogames que tive contato na infância. Desde o primitivo Odyssey [4] da Phillips, passando pelo Atari [5], Nintendo [6], Super Nintendo [7], Mega Drive [8], Master System [9], Nintendo 64 [10], consoles portáteis como Gameboy [11] e até consoles "obscuros" como o TurboGrafix16 [12].

É incrível ver o quanto a tecnologia evoluiu, a ponto de o mais simples processador de hoje conseguir emular  consoles que eram "top de linha" há alguns anos. Já falei inclusive sobre o DINGOO [13 - 14 - 15], um console portátil que adquiri há algum tempo e que roda a maioria dos sistemas citados acima.

É claro que os consoles evoluíram, e os emuladores também. Lembro que quando surgiram os primeiros videogames com CD (Playstation e Saturn) ninguém mais queria saber dos velhos cartuchos. E ter aqueles jogos incríveis rodando no PC era só questão de tempo.

Revirando minha coleção de CDs esbarrei com alguns jogos do Playstation que eu tinha guardado há anos. São eles: RESIDENT EVIL [16], SILENT HILL [17], PARASITE EVE [18] e METAL GEAR SOLID [19]. Este post é justamente para falar sobre esse jogos que mesmo com mais de 10 anos continuam divertindo muito.




RESIDENTE EVIL


Um dos primeiros jogos de terror que eu conheci. Combina elementos de adventure e ação. Você tem que procurar itens para resolver diversos quebra-cabeças. O jogo se torna difícil pois a munição é limitada, então mire bem antes de atirar. Os personagens e a história te prendem do começo ao fim e tem um bom fator replay com destravamento de novas roupas e armas ao cumprir certos requisitos. Os diálogos entre os personagens é dublado, mas não tem legendas, então prepare-se para treinar seu inglês. Nota: 10,0. O jogo ganhou várias continuações e remakes em diversas plataformas, além de 4 filmes para o cinema. Vale a pena conhecer.




SILENT HILL


Jogue com fones de ouvido! A trilha sonora do jogo e os efeitos sonoros são de arrepiar (literalmente). Por ser um jogo de terror, muita coisa "feia" vai pintar na tela: monstros, sangue, zumbis, fantasmas... se você jogar a noite, prepara-se para ter pesadelos. Neste jogo a câmera é móvel, então você não fica limitado a uma visão pré-definida como acontece em Resident Evil. Além da dublagem tem legendas no texto. O mapa é fantástico, de acordo com o seu progresso vão aparecendo marcas informando, por exemplo, se uma porta está trancada ou se uma rua não tem saída. O jogo possui a melhor arma que já usei num game: um machado de bombeiro. Nota 9,0. Também foi parar no cinema e teve continuações em outros consoles.




PARASITE EVE

Possui elementos de RPG, como pontos de experiência, revives, magias, níveis, armaduras, etc. Neste a câmera é fixa e não tem mapas. Os encontros com inimigos são aleatórios e as vezes o local onde aparecem é apertado e não dá pra desviar muito bem. Outro ponto negativo é que tem diálogos enormes, você passa muitos minutos sem controlar nada, só vendo os personagens bater papo, e o pior, sem dublagem, só texto na tela e o gráfico não é dos melhores. Apesar disso é um bom jogo, com grande variedade de armas e proteções. Comecei sem gostar, mas depois viciei e só larguei quando cheguei ao fim. Estou louco para jogar as continuações. Também tem um filme que foi lançado só no japão, mas pode ser encontrado no Youtube. Nota 8,5.




METAL GEAR SOLID

Jogaço! Não tem como descrever melhor. Você é um espião que precisa invadir uma base inimiga e destruir uma super-arma. Mas tem que fazer isso sem ser visto por ninguém! O jogo parece um filme, com horas e horas de cenas, diálogos e uma história de arrepiar. Também ganhou continuações nos consoles da Sony e por enquanto é o único que não chegou ao cinema ainda. Foi outro game que só larguei quando terminei. É sem dúvida o melhor gráfico do PS1. Nota 10,0.

Para rodar esses jogos usei o EPSEX 1.70, que pode ser baixado em http://www.epsxe.com.

OBS. Este é o post num. 999. O próximo será especial!

3 comentários:

Aldo Jr disse...

MOMENTO NOSTALGICO!

marcosuel disse...

parasite, e o melhor dessa lista feito pela square, hj squareenix a melhor produtora de jogos de rpg

Richelly Italo disse...

Metal Gear e Silent Hill...
gravados na história de toodo viciado em games do gênero...