sábado, 26 de janeiro de 2008

Dica de Informática: Diminuindo o tempo de Boot

No outro dia falei sobre o recurso de Hibernar o PC para melhorar o tempo de Boot. Hoje quero comentar sobre outra dica que pode ajudar a acelerar um pouco as coisas.

Boa parte do tempo gasto na inicialização do computador não é realmente do Boot, e sim do carregamento dos programas que estão programados para inicializar junto com o Windows.

As vezes os colegas me pedem para olhar o computador deles por estar lento, e a primeira coisa que eu reparo é na quantidade de ícones que aparecem junto ao relógio do Windows.


O que essas pessoas não sabem é que cada um desses ícones representa um programa em execução, conseqüentemente, está consumindo memória e outros recursos do sistema. Recursos estes que poderiam ser usados para acelerar o funcionamento do que você realmente quer usar.

Por exemplo: já encontrei casos em que o MSN, Skype e GTalk (3 mensageiros instantâneos) estavam sendo carregados na inicialização, e dois deles nem sequer eram usados pelo camarada.

Abaixo relacionei algumas dicas que ajudarão a se livrar do “lixo” e melhorar um pouco o desempenho do PC.

1. Desinstale todo o que não usa. Não adianta deixar um monte de programas ocupando espaço se a maioria você nunca usa. É melhor manter por perto um cd com o instalador (como o Kit Básico TQT, postado no outro dia). Vá no menu INICIAR > PAINEL DE CONTROLE > ADICIONAR OU REMOVER PROGRAMAS. Tire tudo o que você sabe que não usa. Se tiver dúvida sobre para que serve algum programa, pergunte a alguém que tem mais experiência para não acabar apagando o que não deve.

2. Desative o carregamento automático do programa. Praticamente todos os programas que aparecem na bandeja do sistema vem com a opção “iniciar com o Windows” ou “carregar na inicialização do sistema”. Se você pretende manter o programa instalado, procure desmarcar essa opção em cada programa.

3. Removendo à força. Apague os ícones que estiverem em INICIAR > TODOS OS PROGRAMAS > INICIALIZAR, os programas dessa pasta são carregados automaticamente ao entrar no Windows. Se você não conseguiu encontrar a opção de desativar a inicialização do passo 2, ou quer ver se tem mais algum programa que carrega e não mostra ícones, vá em INICIAR > EXECUTAR, digite msconfig e aperte Enter. Isso vai abrir a janela de configuração do sistema. Clique na guia Inicializar e desmarque os programas que você não desejar carregar. Cuidado para não desativar o Anti-Virus ou algum outro programa importante.



4. Adiando a inicialização. Existe um programa gratuito chamado Startup Delayer que permite você programar o tempo de inicialização dos programas. Por exemplo, no meu computador, eu programei para o uTorrent abrir 5 minutos após o Windows iniciar, e o eMule 10 minutos depois. Assim o micro inicializa folgado e só depois os programas mais pesados são carregados.


Depois de tudo isso, só falta você escrever nos comentários se seu computador ficou mais rápido.

3 comentários:

Dudulho disse...

Fala mano véio.

Os colegas de trabalho me acham um maníaco por performance.

Faço de minha rotina a busca por aplicativos que melhoram a performance do micro. Com certeza voce contribuiu para aumentar minha paranóia. ;-D

bom post amigão.

Unknown disse...

Startup Faster é o que eu uso. Faz a mesma coisa, mas gostei do visu desse daí. :D Depois eu saco.

Anônimo disse...

hehe
realmente isso acontece com frequência!
milhares de prgmas carrendo junto com o win sem precisão!

eu uso o portinho pra fazer esse tipo de edicção abraão!
é um software gratuito q apresenta outras funções também, como apagar arquivos inúteis.

valew
o blog tá otimo abraao
parabéns!