segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Porque eu uso o Firefox?

Pra quem não sabe, existem outros navegadores além do Internet Explorer. Sim, é verdade, não estou mentindo. E um deles – ou o melhor deles, na minha humilde opinião – é o FIREFOX.



Esse navegador, em poucos anos já conquistou praticamente metade dos usuários da internet. Mas o que o torna um programa tão interessante? Eu vou mostrar alguns recursos que utilizo diariamente e vocês vão entender.

1. Navegação com abas


Se vocês já prestaram atenção, cada janela do Internet Explorer que é aberta cria um novo botão na barra de tarefas. Não sei você, mas isso me irrita. Com o Firefox não existe esse problema. Você até pode abrir várias janelas, mas normalmente a navegação é feita em abas, ou seja, aparece um único botão na barra de tarefas do Windows e o navegador é quem gerencia todas as páginas abertas. E não precisa ficar endoidando quando o IE abre as janelas cada uma com tamanho diferente, aqui fica sempre maximizado.


2. Barras de ferramentas

Pense numa coisa que eu abomino é ver um Internet Explorer cheio de barras de ferramentas do Google, do MSN, do Yahoo, do UBBI e sei lá o que mais. No Firefox, você até pode adicionar outras barras, mas não precisa, pois ele já vem com gerenciador de download, bloqueador de pop-ups, e campo de pesquisas. Este terceiro é fantástico. Você tem acesso direto às pesquisas do Google, Mercado Livre, Yahoo, Buscapé e Wikipedia, e ainda pode adicionar outras a seu gosto. Basta escolher a ferramenta que vai usar e digitar o que você quiser. Não precisa entrar no site antes.


3. Complementos

Pra não aumentar muito a estória, vou dizer qual é o cheque-mate em cima do IE. São os complementos. Pequenos programas desenvolvidos por programadores do mundo inteiro, e em sua maioria distribuídos gratuitamente, que acrescentam novas funcionalidades ao Firefox. Eis a lista de alguns que eu uso e já não consigo me ver sem eles:

CoolIris Preview – Permite você visualizar uma miniatura de outra página sem precisar clicar no link. Eu uso muito no Google Imagens para capturar a imagem sem precisar abrir uma nova janela.

Download Statusbar – O Firefox já vem com um gerenciador de downloads, mas ele é uma janela a parte. Com essa extensão você visualiza o progresso dos downloads no rodapé do navegador.

Pearl Crescent Page Saver Basic – Permite gerar uma imagem com o conteúdo da página. No melhor estilo Print Screen, mas sem precisar ficar abrindo outros programas para colar e montar as imagens depois. Uso muito para salvar os comprovantes de pagamento que faço pela internet.

UnPlug – Esse é um dos melhores. Quem nunca quis baixar os vídeos do YouTube? Pois com esse complemento é moleza. Basta carregar a página do youtube, clicar no botão do peixinho (o símbolo do UnPlug) e salvar o link que aparece. E ele funciona com diversos outros sites e tipos de mídia.

Além desses utilizo vários outros, que você mesmo pode escolher na página de complementos da Mozilla (a desenvolvedora do programa). E todos eles fazem atualização automática de versões.

4. Temas

Você não está fadado a ter o navegador sempre com o mesmo visual. É possível instalar diversos pacotes de modificações do visual (Temas) que além de mudar a cara do programa, até acrescentam novas funcionalidades. Atualmente estou usando o Vista-Aero, mas já passei por vários outros temas, inclusive um do Super Mário.

PROFESSOR ABRAHÃO RECOMENDA

2 comentários:

Unknown disse...

Uso Firefox a quase 3 anos e não existe nada melhor. Ultimamente tive uns problemas com memória.... dores de cabeça... comecei a usar o Opera mas não gosto. Acho que resolvi o problema no Firefox vou continuar a usa-lo!

Anônimo disse...

Adoro Firefox.
O último IE tendtou incorporar vários conceitos do Firefox. Pirataria grossa, na minha opinião. Mas o "Raposa de fogo" ainda é o campeão.