terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Economize comprando on-line

Ainda tem muita gente que tem medo de comprar pela internet. Eu já tornei isso praticamente um costume. Primeiro porque sempre consigo preços ótimos (mesmo tendo que pagar frete) e depois pela praticidade de não precisar andar no solzão de Mossoró procurando produtos e melhor preço.

O que pouca gente sabe é que existem vários sites que oferecem comparação de preços entre centenas de lojas da web. Eu já usei vários deles e vou fazer um breve comentário.

Para fazer a comparação, vou pesquisar o preço de um Notebook com a seguinte configuração: Processador Intel Core 2 Duo, 2GB RAM, Webcam, Leitor de Cartão de Memória e gravador de DVD. Os quesitos analisados serão: facilidade para encontrar o produto, quantidade de resultados localizados.


Na tela inicial já encontramos uma lista de categorias, na de Informática já existe o link direto para notebooks. Clicando nesse link foram listados 615 produtos. O mais barato por 990,00 (ASUS EEE PC) e o mais caro por 11.999,00 (MacBook).

Do lado esquerdo existem vários filtros onde você pode ir clicado e refinando a sua pesquisa. Fui clicando e obtive os seguintes resultados para esse site:

615 – Notebooks
96 – Core 2 Duo
60 – 2 GB RAM
30 – Web CAM
25 – Leitor de Cartões

Finalmente classifiquei pelo preço (do menor pro maior). O mais em conta foi um ACER por 2.999,00 em 10x no site CompraFacil.com (+ 1000 qualificações), apesar do mesmo produto estar 2.490,00 numa loja com menos qualificações e muitas reclamações a respeito de demora na entrega.

É de longe a melhor ferramenta que testei.



Possui mais subcategorias disponíveis na página principal. Os filtros são no estilo combo-box e você pode combinar vários ao mesmo tempo. Permite inserir a faixa de preços manualmente. Veja as minhas observações:

- Tem uns filtros repetidos, tipo Memória MB e Memória GB.
- Não consegui selecionar “Core 2 Duo”, só tinha Core Duo
- Oferece filtro para Leitor de HD-DVD e Blue Ray.
- Não tinha filtro para câmera nem cartão de memória.
- Tive que abrir as páginas dos vendedores para poder ver a configuração.

Ainda é uma ferramenta confusa de se utilizar.


É uma cópia descarada do Buscapé. Tem os mesmos filtros, resultados e até os comentários são os mesmos.

Entretanto ele retornou MENOS RESULTADOS que o outro site. A única vantagem que vi foi os comentários que são exibidos completos na página.

De uma forma ou de outra, se a loja tiver poucas qualificações, vale a pena pagar um pouco mais e ter segurança de que seu pedido será entregue. Sempre que possível, opte pelas grandes como Submarino, Americanas, Magazine Luiza, Saraiva, Siciliano, etc.

Outros sites:

Orce.com.br – Ferramenta semelhante ao Google, muito fraquinha ainda.

shopping.uol.com.br – Outro clone do Buscapé, porém com filtros ridículos, como: Memória RAM (de 1800MB a 2500 MB).

Terra Shopping – Tem uma tela altamente poluída com banners dos anunciantes. Retornou os mesmos resultados do Buscapé.

Comente!

Um comentário:

Unknown disse...

Comprar na net é bom D+.