sábado, 1 de março de 2008

Reparando o Windows XP sem formatar

Outro dia uma colega aqui do trabalho me chamou para ver o computador dela que estava reiniciando logo após apresentar a tela de carregamento do Windows XP (aquela que fica passando uma barra de progresso).


Mesmo depois de tentar reiniciar várias vezes, configurar o SETUP e tentar entrar em Modo de Segurança não obtive sucesso. O micro continuava reiniciando.

Foi então que observei outras opções que aparecem no menu de boot do Windows XP (que aparece se você ficar apertando F8 antes dessa tela de cima carregar. Entre elas havia uma chamada Desativar reinicialização automática em caso de falha (ou algo parecido com isso). Selecionei esta opção e recebi em resposta uma tela azul com uma mensagem de UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME que traduzindo para língua de gente significa que o Windows não conseguia acessar o setor de inicialização do HD.


Após consultar alguns fóruns, encontrei uma solução que resolveu o meu problema. Segue a descrição:

1. Utilize o cd de instalação do Windows XP e faça o Boot pelo CD.

2. Na tela inicial escolha a opção RESTAURAR UMA INSTALAÇÃO DO WIDOWS (tecla R).

3. Quando abrir o prompt de comando, digite:

CHKDSK / R

E aperte ENTER. Será realizada uma verificação de integridade do disco e possíveis problemas serão corrigidos. Pode demorar vários minutos dependendo do tamanho do seu HD, aqui demorou uns 20 minutos.

4. Finalizada a execução anterior, digite:

CHKDSK / P

E aperte ENTER. Outra verificação será rodada. Essa é mais rápida.

5. Finalmente, para restaurar o setor de boot, digite:

FIXBOOT

E aperte ENTER. Quando ele perguntar se deseja escrever no disco C: responda ‘S’ de SIM e aperte ENTER. Você deverá receber a informação que o setor de boot foi reescrito.

6. Digite EXIT para sair do prompt, tire o cd do drive, reinicie o computador e CRUZE OS DEDOS PARA QUE TENHA FUNCIONADO!

Resolveu meu problema, espero que ajude por ai também.

No fórum recomendava-se que após esse procedimento fossem instaladas todas as atualizações do Windows Update. Eu o fiz e espero que esse BUG que tanto me atormenta tenha sido corrigido.

Comente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom valeuuu

Laércio Oliveira disse...

Obrigado pela dica, foi muito boa.