segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Jogos com Papel e Caneta

Estava lembrando outro dia de quando eu viajava para a praia de Tibau nos fins de semana e ficava um bom tempo na casa sem ter o que fazer. Para passar o tempo, costumava jogar Batalha Naval com minha esposa (que era ainda namorada na época), desenhando o tabuleiro em qualquer pedaço de papel que aparecesse.

Pesquisei alguns outros jogos que podem ser improvisados com papel e caneta.

1. Jogo da Velha (2 jogadores) - Esse todo mundo conhece... duas linhas paralelas, duas perpendiculares, formando um espaço com 9 quadrinhos. O objetivo é fazer uma linha com 3 simbolos iguais (X ou O).



2. Stop ou Adedonha (2 ou mais jogadores) – Nesse, os participantes fazem diversas colunas na folha de papel e escolhem categorias como Pessoa, Animal, Objeto, Carro, Cantor, Ator, Cidade, etc. Então sorteiam uma letra do alfabeto e precisam preencher todas as categorias com palavras que comecem com essa letra. O primeiro que completar todas as palavras grita STOP! Todos devem largar as canetas e comparam as respostas. Palavras sem repetição ganham 10 pontos, palavras repetidas ganham 5 pontos. Vence quem marcar mais pontos ao final de algumas rodadas.



3. Forca (2 jogadores) – Esse também é muito divertido. Um dos jogadores escolhe uma palavra secreta e sublinha no papel a quantidade de letras desta palavra. O outro jogador vai dizendo letras e cada vez que acerta, a letra é escrita na posição correspondente. Se errar, uma parte do boneco é desenhado numa forca.



4. Batalha Naval (2 jogadores) – Esse é um dos meus favoritos. Cada jogador possui dois tabuleiros, no primeiro é disposta a sua frota de navios, no segundo ele marca os “tiros” que deu na frota do adversário. O objetivo é afundar todos os barcos do oponente.

Formulário para Batalha Naval em PDF:
http://zamorim.com/jogos/papel/




5. Ghoulash (2 jogadores) – É um jogo bem parecido com Batalha Naval, neste porém você controla um aventureiro através de um labirinto e tenta coletar tesouros, destruir monstros e cumprir perigosas missões. É realmente muito inovador e divertido. No início o jogo podia ser baixado gratuitamente em formato PDF, agora ele se tornou um jogo pago. Vou ver se ainda tenho os pdfs gratuitos para disponibilizar. Acesse: http://www.ghoulash.com/




Amanhã tem mais jogos...

Nenhum comentário: