segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dica do MacGyver: Disquetes Porta-Lápis

O que fazer com aquele monte de disquetes velhos que você tem em casa? Faça um porta-lápis!

Material Necessário:

- 5 disquetes de 3 ½ polegadas
- Abraçadeiras plásticas
- Furadeira, tesoura/alicate



1. Fure os disquetes no local indicado usando uma furadeira. Será preciso furar na extremidade oposta também.



2. Use as abraçadeiras para prender quadro disquetes lado a lado.



3. Mais alguns furos e abraçadeiras para fazer o fundo.



4. Está pronto!

Firefox: Mais Plugins

Bookmark Previews é um complemento gratuito do Firefox que cria mini-imagens de todos os favoritos, ajudando você lembrar do site sem ter que entrar no mesmo.



Quando instalado o programa irá fazer uma varredura nos seus favoritos (pode levar um bom tempo se você tiver muita coisa cadastrada).

Depois basta abrir a barra lateral de favoritos e passar o mouse sobre o link para ver a miniatura.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

sábado, 28 de junho de 2008

Videoteca: Príncipe Caspian

Os personagens da eterna fantasia de C.S. Lewis ganham vida novamente neste novo capítulo da série As Crônicas de Nárnia, na qual os irmãos Pevensie são magicamente transportados outra vez da Inglaterra ao mundo de Nárnia, onde uma emocionante e perigosa aventura e um teste ainda maior de coragem e do destino os aguarda.



Um ano depois dos incríveis acontecimentos de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, os reis e rainhas de Nárnia se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1300 anos narnianos se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarines e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra.

As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de um gentil duende, de um corajoso rato falante chamado Reepicheep, de um texugo chamado Trufflehunter e do Duende Negro, Nikabrik, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslam, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra.

Fonte: CinePop

O primeiro filme não foi lá muito legal, mas este eu gostei. É bem feito, tem ótimas cenas de batalhas, os atores estão mais crescidos e mais experientes. Além de tudo o pessoal caprichou nos efeitos visuais.

Infelizmente quem assistiu a trilogia O Senhor dos Anéis vai notar elementos e personagens muito semelhantes, como as Arvores que andam, o rio que ataca os inimigos e outras coisinhas mais, porém nada que vá tirar o brilho desta aventura.

Veja o trailer:





PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Mais Linux

Estou testando algumas outras distribuições Linux, principalmente para usar na empresa. Desta vez vou destacar o Open Suse 11.0, que tenho usado no meu Notebook sem problema algum.



www.opensuse.org

Outra distribuição que não me canso de elogiar é a SLAX. Ela anda sempre no meu pen-drive (é extremamente fácil de instalar) e tem funcionado perfeitamente na maioria das máquinas que eu texto. Só tive dificuldades nos computadores Dell da faculdade e, como não podia deixar de ser, no meu notebook. Ainda assim recomendo até de olhos fechados.



www.slax.org

Das Antigas: Chocolate Surpresa

O chocolate Surpresa, da Nestlé, surgiu em 1983. Ele trouxe uma proposta inovadora: incentivar as crianças a conhecerem os animais existentes na fauna brasileira. A idéia daria tão certo que continuaria ser produzido até os dias de hoje, evoluindo em seu formato e na variedade de opções.



Cada Chocolate além do formato retangular, trazia um animal em alto relevo e uma ficha, com foto colorida e detalhes como nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades. A medida que a criança colecionava as fichas, ela aprendia um pouco mais sobre as diversas espécies existentes no Brasil.

A grande novidade realmente foi quando surgiram os álbuns. Agora você podia não só colecionar as fichas, mas ter um lugar para guarda-las. Criado pela agência Norton Publicidade, eles se propagaram e viraram febre. Você precisava mandar 3 embalagens para a Nestlé, e recebia em casa, através dos correios, o álbum, que comportava vários temas, dentre eles: Mata Atlântica, Amazônia, Campos e Cerrados, Os Sertões e Litoral e Ilhas Oceânicas.

Galeria de Imagens

Fonte: Infancia 80

Bom mesmo era quando o chocolate estava mole e você se melava inteiro para conseguir comê-lo. E como as figurinhas que vinham eram em papel cartão bem grosso, quando colávamos no álbum as páginas ficavam bem pesadas e o álbum completo era bem volumoso.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Comidas Estranhas!

Depois de provar o “peixe cru” japonês, comecei a pensar que muitas vezes nós fazemos umas comidas estranhas, não as comidas em si, mas a combinação delas.

Por exemplo, você já tomou SOPA COM CAJUÍNA? E SANDUÍCHE DE PASTEL? E BANANA COM CATCHUP?



Peço aos leitores que deixem nos comentários receitas inusitadas que vocês costumam fazer na hora da fome.

Conferindo a velocidade da conexão

Esta semana tive um problema com o VOIP da empresa e o pessoal do suporte técnico me pediu para conferir a velocidade da conexão com a Internet. Existem diversos sites que fazem a medição de velocidade, alguns me retornaram valores absurdos como 50.000 Kbps (Sim, 50 Mega) e até Infinity.


Resolvi então consultar vários sites para ter um valor mais preciso. Segue a lista dos sites usados:

www.rjnet.com.br/velocimetro

www.minhaconexao.com.br

www.fithost.com.br/

http://www.speedtest.net/

www.rjhost.com.br

Alguns são bem simples, outros usam até uma interface futurista com mapas. Escolha o seu favorito e boa sorte!

Um programa grátis por dia

O site Give Away Of The Day oferece diariamente ao visitante a oportunidade de ter gratuitamente o registro de um programa que normalmente seria pago. E de forma totalmente legal.


O site funciona como um tipo de revenda dos softwares e, acredito eu, como parte do valor cobrado pela divulgação deve ser exigido do desenvolvedor a concessão de licenças para quem quiser instalar o software durante as 24 horas em que o produto fica em destaque.

Eu ainda não cheguei a instalar nenhum, mas sei que eles usam um tipo de validação que só permite a instalação completa naquele dia específico.

Vale a pena se cadastrar no RSS ou dar uma passadinha todo dia.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Dica de Série: Liga da Justiça

Desde pequeno sempre gostei os desenhos animados de super heróis. Super Amigos, He-Man, She-Ra, Thundercats e moutos outros. Depois de grande ainda continuo gostando desses desenhos, pena que não passam mais na TV.

Os heróis de hoje são outros, muitos eu nem sei com o que se parecem como: Ben 10, Danny Phanton, Jimmy Neutron, etc.

Felizmente vez por outra aparece uma reedição de clássicos dos heróis antigos, como é o caso de Liga da Justiça.



A Liga reúne os heróis: Super-man, Batman, The Flash, Mulher Gavião, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e o Marciano Ajax. A combinação de seus poderes torna a liga praticamente invencível.

Os episódios são cheios de ação, com traços bonitos mesclados com efeitos de computação gráfica. Geralmente duram 20 minutos e cada 2 episódios contam uma história. É excelente assistir na hora do almoço, pois ainda sobra um tempinho para uma soneca depois.

Foram lançadas duas temporadas de 26 episódios cada, depois saiu uma nova série chamda Liga da Justiça Sem Limites que traz muitos outros heróis e 13 episódios em cada uma das três temporadas.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA


** Esta é a postagem nº 400! **

Commandos – Atrás das Linhas Inimigas

Commandos: Atrás das Linhas Inimigas é um jogo de estratégia que há uns 10 anos atrás me prendeu por muitas horas.



Nele você controla 6 soldados, cada um especialista em uma área (Boina verde, Sniper, Especialista em veículos, especialista em explosivos, espião e mergulhador), em missões cheias de perigos e desafios, sempre contra os nazistas.

O destaque vai para os gráficos muito bem trabalhados, que na época elevaram a Eidos (desenvolvedora do Tomb Raider) a uma das mais bem conceituadas softhouses do mundo.




O game fez tanto sucesso que foram lançadas 3 continuações, cada uma com novos personagens e missões ainda mais difíceis. São Elas:

Commandos: Beyond the Call of Duty (Um Chamado do Dever)

Commandos 2: Men of Courage (Homens de Coragem)

Commandos 3: Destination Berlin (Destino: Berlin)

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Acelere ou Freie sua CPU

Quando instalei o Commandos no micro, tive uma infeliz experiência: os personagens se movimentavam igual à “The Flash”, rápido demais! Não dava para sobreviver mais que alguns segundos.

Depois de uma busca rápida, encontrei o programa gratuito Game Speed Adjuster que permite mudar a velocidade de funcionamento do jogo. É excelente para games antigos que rodam com velocidade alterada, ou mesmo aquele jogo que é muito difícil e uma câmera lenta ajudaria a resolver o problema.



No meu caso resolveu a questão da velocidade, mas o áudio ficou comprometido, tive que procurar outro programa semelhante e encontrei o SpeederXP, que é pago, mas possui uma versão de avaliação para download. Com este, o áudio ficou melhor.

Outros utilitários semelhantes podem ser encontrados nesta página.

Ainda o concurso de Dicas

Eis a foto de um dos felizes ganhadores do CD-ROM BLOG CHAMINÉ, prêmio do I Concurso de Dicas Blog do Professor Abrahao.



Josenilson Marques é designer gráfico, trabalha com a criação de mídias impressas (cartões de visita, cartazes, cardápios, banners, etc.), é fã de cinema, filmes e claro, leitor assíduo do blog.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dica do MacGyver: Fozi Tripod Genérico

Por que desembolsar uma grana com o Fozi Tripod quando você pode fazer seu próprio tripé dobrável praticamente de graça?

Você vai precisar de:

1 pasta para documentos de plástico resistente
1 molde impresso (baixe no Box lateral "Downloads do Blog")
Tesoura, tita adesiva, estilete



Como fazer:

1) Imprima e recorte o molde.

2) Corte uma tira de plástico da mesma altura e largura do molde.



3) Use a fita adesiva para fixar o molde no plástico.

4) Com a tesoura, recorte o plástico seguindo o molde.





5) Faça um corte com o estilete no local indicado.



6) Dobre, e monte o tripé.



Pronto, agora é só colocar o celular em cima e curtir seus vídeos até enjoar

Clicando Tudo

Mais pérolas que encontrei nas ruas da cidade:



Você já viu corte de cabelo gravado? Reprise? Eu não conheço!



Cobr-I?... que eu me lembre é cobrE.

Som na Caixa: Caju e Castanha

Quando eu morava em Ceará-Mirim, era tradição ir todos os sábados à feira livre, ver os produtos que os comerciantes (boa parte vinda do interior) traziam para oferecer aos clientes. Entre os carros de lata, fitas K7 com As melhores internacionais, pomada do peixe elétrico e outros tantos atrativos, eu sempre parava para ouvir os repentistas cantar seus desafios e emboladas.

Fosse com o pandeiro na mão ou arranhando as mesmas notas um velho violão, a roda de curiosos crescia, assim como os aplausos, os pedidos e as poucas moedinhas depositadas no chapéu.

Hoje não tenho mais tempo de ir ao supermercado, quem dirá à feira. É uma pena, pois me divertia muito com o passeio.



Caju e Castanha - Andando de Coletivo (2002)

Pra matar a saudade das emboladas (a cantoria também conhecida como embola coco), costumo ouvir as músicas inteligente de Caju e Castanha.

Nascidos no interior pernambucano, descendentes de lavradores, desde cedo tentavam ganhar a vida cantando nas feiras da região, usando instrumentos improvisados feitos com latas vazias de doce. Foi sem perceber que desenvolveram o talento para o repente e todo dinheiro que ganhavam virava comida para a família. Em 1982, arriscaram uma viagem para São Paulo levando apenas a vontade de vencer. Começaram morando embaixo de um viaduto, logo depois foram para a casa de novos amigos que lhes deram apoio e a partir de então começaram a trabalhar e se tornarem conhecidos na cidade.

Uma das minhas músicas favoritas é O ladrão besta e o sabido. Ouça no player abaixo:

Caju e Castanha - Ladrão Besta e o Sabido

sábado, 21 de junho de 2008

Videoteca: Kung-Fu Panda

Sempre fico curioso para assistir aos filmes de animação (computação gráfica), pois estão sempre cheios de novas técnicas de movimento, efeitos visuais, iluminação e texturização que me deixam vidrado.

Semana passada assisti Kung-Fu Panda, e deixo aqui alguns comentários sobre o filme.



O irreverente e preguiçoso panda chamado Po adora tudo relacionado ao Kung Fu, e sonha um dia se tornar um grande mestre, enfrentar vilões e salvar cidades de ataques inimigos. Infelizmente ele vive outra realidade, ajudando seu pai num restaurante, bem longe dos templos de artes marciais.

O que ele não sabe é que o temido vião Tai Lung, que é capaz de vencer um exército inteiro com seu kung fu, conseguiu escapar da prisão onde estava confinado há muitos anos e agora irá se vingar de todos os habitantes do pacato Vale da Paz.

O mestre Shifu irá fazer de tudo para transformar Po em um grande mestre do Kung Fu, para que ele possa receber o pergaminho do dragão e conquistar o poder para derrotar Tai Lung.

O filme é recheado de situações engraçadas que rendem boas gargalhadas, além de cenas de luta muito bem coreografadas que abusam do exagero dos antigos filmes de kung fu (como saltos de 200 metros de altura, quebrar paredes com um único golpe, etc).

Veja o Trailer:



O Site Oficial (Br) ficou belíssimo. Visite e confira!

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Jogo: City Rain

Você gosta de Tetris? E de SimCity? Que tal experimentar um jogo que é a combinação dos dois?

City Rain une a idéia de construir uma cidade, porém ao invés de você escolher os prédios, eles caem do céu.



Assista a este vídeo do jogo para entender melhor:



O jogo foi desenvolvido para a Imagine Cup, o campeonato mundial de programação patrocinado pela Microsoft.

Ah, só faltou dizer um detalhe: É GRÁTIS!

Download e mais informações no site oficial: http://www.cityra.in/

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dica de Passeio: Memorial da Resistência

Hoje vou mudar de assunto. Resolvi dar uma pausa na comilança e passear em outros lugares. No fim de semana passado, aproveitei a noite livre para conhecer as novidades da Avenida Rio Branco.

A primeira parada, não foi nas lanchonetes e sim no Memorial da Resistência. Depois de anos seguidos ouvindo a história da invasão do Bando do Cangaceiro Lampião à Mossoró na peça “Chuva de bala no país de Mossoró”, finalmente podemos conhecer mais a fundo a real história do cangaço, sem musiquinhas do tipo “Arrocha prefeito... que agora a coisa vai...”






O Memorial da Resistência, apesar de ainda não estar totalmente concluído, é um trabalho primoroso de pesquisa e edição gráfica. Painéis gigantes exibem um belo acervo fotográfico com imagens da época, não apenas sobre o cangaço, mas também sobre personagens ilustres que deixaram sua marca na história da cidade.






É uma aula de história, tanto para turistas quanto para os próprios cidadãos. Deixemos a internet um pouco de lado e vamos conhecer esta nova maravilha da cidade.

O Memorial da Resistência fica na Av. Rio Branco, ao lado do Fórum Municipal.

PROFESSOR ABRAHAO RECOMENDA

Por que não pensei nisso antes?

Mais uma seção para o blog, trazendo invenções geniais e curiosas, tão simples que você se pergunta: Por que não pensei nisso antes?

FOZI Tripod - Tripé portátil para celular e câmera fotográfica.











Mais informações no site FoziTripod.com. Você pode comprá-lo por apenas Us$ 8,95 + frete.